Google+ Badge

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Veja dicas para cuidar da saúde durante o tempo seco

A cidade de São Paulo está em estado de alerta, segundo decreto da Defesa Civil municipal, devido à baixa umidade relativa do ar nesta terça-feira. O tempo seco causa danos à saúde, desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórios.
Enquanto durar o estado de alerta, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 11h às 15h e aconselha a ingestão de bastante líquidos para evitar desidratação.
Para evitar ou minimizar os problemas, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.
As crianças e os idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados pela baixa umidade do ar.
O acúmulo de poeira pode desencadear problemas alérgicos, por isso é importante manter a higiene doméstica. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a ter uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água ou umidificadores.
Para aliviar irritação das vias aéreas e dos olhos, eles podem ser lavados com soro fisiológico.
A pele também merece atenção especial. Banhos com água muito quente provocam ressecamento --o uso de hidratante ajuda a manter a pele saudável.
Segundo o coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli, "são cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença neste período de tempo seco, ajudando a manter a saúde e a qualidade de vida".
Fonte : FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário