segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Valores reais

O nome do casal Curie, Pierre e Marie, estará para sempre associado à radioatividade.  Desde o momento em que Marie Curie conseguiu isolar um precioso grama de Radium, a vida de ambos se modificou.  
Em 1903, foram convidados para uma conferência sobre o Radium que se realizaria em famosa instituição de Londres.  O casal foi.  Pela primeira vez uma mulher era admitida às sessões daquela instituição londrina.  Eles compareceram a muitas recepções, pois todos desejavam conhecer os pais do Radium.
Pierre foi às brilhantes recepções vestido de preto.  A mesma roupa que utilizava no curso que ministrava em paris.  Marie era olhada como um animal muito raro.  Ela era um fenômeno, uma mulher física.  Ela usava vestido escuro com leve decote e mãos sem luvas.  As mãos que se apresentavam roídas pelos ácidos das experiências.  
Contudo, as damas que compareciam aos banquetes usavam nos dedos e no colo as mais preciosas pedras do império britânico.
Marie sentia um verdadeiro prazer em contemplar essas jóias. Observou também que o marido olhava as jóias de forma fixa, passeando o olhar por todas aquelas belas mulheres, carregadas de preciosidades.
À noite, quando se recolheram ao quarto para o repouso, ela comentou: nunca imaginei que existissem jóias assim.  Que coisa maravilhosa!
O marido sorriu e falou: durante o jantar, fiquei observando os anéis, os colares e os brincos.   Enquanto todos conversavam, comecei a fazer a conta de quantos laboratórios seria possível construir com as pedras que cada uma dessas damas carregava.  Quando chegou o fim do jantar, acredite, a minha conta já tinha alcançado um número astronômico. 
E para nós seria suficiente um laboratório!
Assim são as grandes almas.  Tudo o que vêem, o que para os outros é simplesmente beleza, ornamento ou capricho, para elas se transforma em algo incrivelmente útil.
Grande é a sua capacidade de ver o bem a ser feito e espalhado, nas maiores proporções possíveis.
Eles nos ensinam, com suas vidas, que existem valores mais preciosos do que aqueles perecíveis, que mudam de mãos ao sabor das questões financeiras.
 ...................
Você sabia que o casal Curie renunciou à riqueza ao partilhar suas descobertas, na íntegra, com todos os demais sábios? Eles poderiam ter se considerado os descobridores do Radium e patenteado a sua descoberta.  Teriam, assim, assegurados os seus direitos de participação na indústria do Radium, mas como perceberam que o Radium poderia servir para a cura de doentes, acreditaram ser errado retirar vantagens disso. 
Com incrível senso de humanidade e doação, cederam todas as suas informações, partilhando a descoberta que hoje beneficia inumeráveis vidas. 
Fonte: Madame Curie, de autoria de Eva Curie, tradução de Monteiro Lobato, Companhia Editora Nacional, São Paulo - cap. XVI, A inimiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário