Google+ Badge

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fracasso de filhos adultos pode prejudicar a saúde dos pais

Quando seus filhos adultos se divorciam, têm dificuldades financeiras, usam drogas ou têm problemas de vida semelhantes, isso pode ter um impacto sobre a saúde mental e satisfação dos pais. E ter outro filho bem sucedido não é suficiente para neutralizar os danos causados por apenas um filho com problemas.
Os relacionamentos com os filhos têm um grande efeito sobre o psicológico e bem-estar físico dos pais. Segundo os pesquisadores, as pessoas investem muito em seus filhos, emocionalmente falando, especialmente na meia-idade, quando já acabaram de criá-los.
Os investigadores examinaram mais de 600 pais com idades entre 40 e 60 anos que vivem na área da Filadélfia e têm, somando-se, cerca de 1.250 filhos com idade acima de 18 anos.
Cerca de 15% dos pais disseram que todos os seus filhos são bem sucedidos, e outros 15% disse que nenhum de seus filhos é. A maioria dos pais - pouco mais de dois terços - disse que tinha pelo menos um filho adulto que teve um problema ou contratempo recentemente.
Alguns dos problemas eram resultado de má sorte (doenças inesperadas, por exemplo), mas mais da metade estava relacionada ao comportamento ou estilo de vida - problemas de relacionamento, uso de drogas ou alcoolismo, e problemas financeiros.
Os pais com filhos bem sucedidos relatavam maior satisfação com a vida e menos sintomas de depressão. Mas se os pais tinham apenas um filho com problemas, o dano emocional resultante ofuscava o bem-estar e felicidade de ter flhos mais bem sucedidos - especialmente se os problemas foram criados pela pessoa, em vez de ser um caso de infortúnio.
Curiosamente, foi notado um aumento na preocupação dos pais, que estão procurando ver e conversar com seus filhos adultos com mais freqüência.
Fonte : CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário