sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Confira dez dicas para investir no próprio negócio

Fonte:  Portal Terra
Muitos trabalhadores da iniciativa privada tentam descobrir qual é o momento certo de largar um emprego estável para atuar por conta própria. A partir de então, nasce uma intenção de se tornar empreendedor para ficar livre da chefia, mesmo com o risco de perder os benefícios ou um bom salário oferecido pelo emprego estável.
Mas para tomar essa importante decisão, é preciso avaliar com muito cuidado os pontos favoráveis e os contra. O Terra traz dez dicas para a pessoa abrir o próprio negócio, caso queira lagar o emprego de vez:
1 – Defina como e quanto vai investir:
é preciso estabelecer um plano para saber como o valor será aplicado em equipamentos, obras, instalações e um saldo bancário necessário para as primeiras despesas antes de a empresa começar a faturar os próprios recursos com a venda ou prestação de serviços.

2 – Calcule como será sua dedicação:
o empreendedor deve analisar qual é o tamanho do seu empenho pessoal a ser investido para que o negócio tenha sucesso. A pessoa precisa analisar se exigirá dedicação exclusiva ou se o empreendimento irá se pagar.

3 – Prepare uma reserva pessoal:
se for dedicação exclusiva, o empreendedor terá que contar com reservas pessoais suficientes para tocar a vida durante o período que a empresa não tiver condições de pagar seu sustento.

4 – Contenha os gastos:
em muitos casos, a pessoa precisa deixar de lado despesas consideradas não essenciais para evitar que falte dinheiro tanto para o sustento próprio quanto ao investido no próprio negócio.

5 – Altere seu estilo de vida:
esse caso poderá exigir um sacrifício maior na forma de viver. Pense sempre no aspecto financeiro e como isso irá refletir positivamente ou negativamente no empreendimento.

6 – Tome a decisão junto da família:
para mudar o estilo de vida, é preciso ver se isso não mudará as relações familiares. Uma dica é fazer essa análise em conjunto para prepará-los para o que possa aparecer pela frente.

7 – Investir recursos próprios ou buscar dinheiro?
essa é uma das dúvidas mais comuns na hora de apostar no próprio negócio. Quando se fala em buscar dinheiro fora ou se refere a ingresso de outros sócios ou busca de financiamentos. Nesse caso, a pessoa precisa analisar com bastante cuidado os prós e contras.

8 – Tenha coragem e determinação:
essas qualidades são essenciais para assumir riscos financeiros e também para perseverar nos momentos mais difíceis.

9 – Seja capaz de oferecer um bom produto ou serviço:
caso consiga fazer isso, os clientes sempre voltarão ou trarão mais interessados em buscar seu trabalho.

10 – Seja fiel ao seu plano de negócios:
jamais desvie dos objetivos, metas, verbas e prazos para ter sucesso no empreendimento.

Andrés Bruzzone Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário