sábado, 28 de novembro de 2009

NOTÍCIAS - Brasil tem 24,6 milhões de fumantes, mostra pesquisa do IBGE

O Brasil tem 24,6 milhões de fumantes (17,2% da população sob estudo), do total de 143 milhões de pessoas de 15 anos ou mais --estimado em 2008--, segundo a Petab (Pesquisa Especial de Tabagismo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta sexta-feira. O instituto destaca que esse é o primeiro levantamento que traça um panorama detalhado e geográfico do uso de tabaco no país.

O estudo dividiu os fumantes em duas categorias: aqueles que fazem o uso diário do tabaco e os que fumam ocasionalmente. A primeira categoria é formada pela maioria dos que aderiram ao fumo, 21,5 milhões (15,1%) de brasileiros e a segunda por cerca de 3 milhões (2,1%).

Segundo o levantamento, tanto a categoria fumante diário quanto a de fumante ocasional alcançaram maiores proporções de homens, 21,6% (14,8 milhões), que de mulheres, 13,1% (9,8 milhões). O estudo aponta também que 71,7% da população feminina sob estudo nunca fumou, assim como 57% dos homens de 15 anos ou mais de idade.

A pesquisa ainda mostra que 82,8%, totalizando 118,4 milhões de pessoas, declararam em 2008 que não fumam. Entre eles, 26 milhões afirmaram que são ex-fumantes.

O levantamento afirma também que 25 milhões de pessoas (17,5%) de 15 anos ou mais de idade são usuárias de todos os produtos derivados de tabaco no país. Os produtos estão divididos em: tabaco fumado, que inclui o cigarro industrializado ou de Bali, cigarro de palha ou enrolado à mão, cachimbo, narguilé, charuto ou cigarrilha, além do tabaco não fumado, que não emite fumaça, como rapé e fumo de mascar.

A maioria dos usuários estão na região Sul (19%), e o percentual mais baixo foi registrado no Sudeste e Centro-Oeste (16,9% em ambas as regiões). No entanto, os especialistas destacam que em termos de contingente de fumantes, o do Sudeste é o maior com 10,5 milhões de pessoas.

Os pesquisadores afirmaram que em todas as regiões do Brasil há mais homens usuários de tabaco que mulheres. A população masculina usuária de tabaco no Norte e no Nordeste é quase o dobro da feminina.
Fonte : Folha On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário